O nosso Compromisso
É com orgulho que informamos aos nossos utentes e população no geral que a CLIDIS está em processo de certificação pela NM ISO 9001:2005.
A ISO 9001:2015 é uma inegável ferramenta da gestão da qualidade, que auxilia os serviços desaúde a atingirem a excelência clínica e organizacional.
A Política de Qualidade da Clídis, estabelecida e aprovada pela Gerência, constitui o documento de referência para a actuação de todos os colaboradores e visa optimização do seu desempenho e a melhoria contínua do SGQ, assentando nos seguintes vectores:
Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis ao sector
Prestar um serviço que vá de encontro às suas expectativas apoiado na competência técnica e na recíproca relação de confiança;
Proporcionar resposta rápida e flexível às suas necessidades;
Disponibilizar resultados credíveis, que traduzam de forma correcta o estado físico-patológicodo utente e que sejam inter-comparáveis com laboratórios de referência;
Proporcionar condições de recepção e colheita com Qualidade;
Proporcionar o maior número possível de parâmetros analíticos, maximizando a relação Qualidade/Custo dos serviços prestados;
Disponibilizar os meios adequados que possibilitem a execução perfeita das tarefas com competência técnica e profissionalismo;
Proporcionar arealização sócio-profissional;
Proporcionarformação adequada;
Manter e, quando possível, aumentar os resultados positivos em cada exercício contabilístico;
Optimizar osprocessos internos, respeitando os requisitos sociais e ambientais.
Cooperar ecultivar o relacionamento com os fornecedores de modo a proporcionar satisfação, entendimento mútuo.
Corresponder e cooperar com solicitações da sociedade envolvente, nomeadamente a nível da saúde pública, da educação, do ambiente e de organizações sociais.
A Administração daClídis compromete-se, pelo cumprimento da norma NM ISO 9001:2015, pelas boas práticas laboratoriais e profissionais e pela Qualidade dos resultados que fornece aos seus clientes, assegurando-se que os colaboradores afetos aos Laboratórios, seguem escrupulosamente os procedimentos existentes com os quais estão familiarizados.
Direito à saúde sem discriminação.
Direito a receber cuidados apropriados ao seu estado de saúde: preventivos, curativos, de reabilitação ou terminais.
Direito à dignidade e a uma atitude apropriada por parte dos prestadores de cuidados de saúde.
Direito à privacidade na prestação de todos os atos clínicos.
Direito ao sigilo e à proteção da vida privada.
Direito à livre escolha dos prestadores de cuidados de saúde.
Direito à segunda opinião.
Direito à informação sobre o estado de saúde, prognóstico, alternativas de tratamento e custos aproximados.
Direito a um relatório que reflita pormenorizadamente o seu estado de saúde.
Direito ao consentimento.
Direito à recusa de cuidados ou tratamentos.
Direito a receber cuidados continuados.
Direito ao respeito pelo tempo do paciente.
Direito a não sofrer dor ou sofrimento desnecessários.
Direito à segurança e compensação.
Direito a apresentar sugestões, queixas e reclamações.
Dever de se abster de atitudes, comportamentos e hábitos que ponham em risco a sua própria saúde ou a de terceiros.
Dever de contribuir para a melhoria, ao seu alcance, das condições de saúde familiare ambiental.
Dever de colaborar com os profissionais da saúde, nomeadamente respeitando as recomendações que são feitas e fornecendo todas as informações necessárias para a obtenção de um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Dever de respeitar o pessoal de saúde e as regras de funcionamento das instituições, nomeadamente honrando as marcações das consultas e informando, tão cedo quanto possível, seestiver impossibilitado de comparecer.
Dever de respeitar os direitos dos outros utentes.
Dever de utilizar os serviços de saúde, suas instalações e equipamentos, de forma apropriada e responsável.
Dever de colaborar na redução de gastos desnecessários e comparticipar nos custos dasaúde, de acordo com as suas possibilidades.
Dever de não pedir ou pressionar os profissionais da saúde para que forneçam documentos einformações que não correspondam à realidade dos factos.